Sinopse
Viajando entre o mundo mítico e o mundo cotidiano, Ibirapema, uma indígena Tupinambá, se transmuta e percorre o espaço e o tempo, dialogando, por onde passa, com o mundo da arte ocidental, com a cidade e seus espaços de concreto e florestas domesticadas.
Premios
Premiado na categoria Melhor Média-Metragem no Prêmio Divino Tserewahú no IV Festival Internacional do Filme Etnográfico do Pará
Lançamento
Exposição Atos Modernos – Pinacoteca de São Paulo – 2022
Exibições
IV Festival Internacional do Filme Etnográfico do Pará – 2022
Em Acervo
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Aquisição de 01 de 02 edições disponíveis via Programa Patronos da Arte Conteporânea 2022
Ibirapema, a identidade e a arte
Tecido entre a antiga cosmovisão indígena e a percepção de mundo de Yawar, Ibirapema surge como um mito, a história de uma personagem encantada que transita entre o mundo dos antigos Tupinambá e a modernidade. Nessa caminhada, a obra nos envia ao mundo da antropofagia indígena, vista pelos olhos, não dos conquistadores ou de seus filhos, mas de uma indígena moderna, que cresceu na sua aldeia, e que descende do povo que ela mesma retrata nesta obra. Ibirapema é um choque de realidade, tanto para os que assistem a obra, quanto para a própria personagem, que transita no espaço e tempo de seu mundo nativo para este mesmo mundo, agora transformado pela conquista em um mundo domesticado. Nisto, a autora nos leva pela história da arte, percorrendo espaços simbólicos que representam a modernidade na arte, e como essa modernidade olha para o passado e enxerga os indígenas que o próprio processo civilizatório trabalhou ativamente para extinguir. Ibirapema é também uma lição sobre resistência e identidade, e sobre como as culturas mudam e interagem umas com as outras, sendo este seu aspecto mais notavelmente humano, o transformar e se transformar no contato.

As artes de divulgação de Ibirapema utilizam foto still produzida pela Pinacoteca de São Paulo, fotógrafo: Levi Fanan, e a fonte Paulistana 1922 de Sérgio Salgado, e são produzidas pela Yawar Filmes.
Elenco Ibirapema Yawar Tupinamba Guerreiro Indígena Ysawã Tupinambá Hã-Hã-Hãe Mulher Tupinambá que pinta Kaiminuã Braz Ribeiro Moça Onça Tupinambá Katiry Tupinambá Direção Olinda Muniz Wanderley Argumento Olinda Wanderley Roteiro Olinda Wanderley Direção de Fotografia Samuel Wanderley Direção de Arte Olinda Wanderley – Yawar Tupinambá Assistente de Produção Samuel Wanderley Horrana de Kássia Santoz Assistente de Direção Samuel Wanderley Operação de Câmera Samuel Wanderley Olinda Wanderley Som Direto Samuel Wanderley Montagem Olinda Wanderley Edição Samuel Wanderley Desenho de Som Samuel Wanderley Efeitos Sonoros SFX Samuel Wanderley Efeitos Especiais FX e Visuais VFX Samuel Wanderley Supervisão Artística de FX, SFX e VFX Olinda Wanderley Cenografia Samuel Wanderley Olinda Wanderley Auxiliar de Cenário José Carlos Oliveira Silva Ajudante de Cenário Valdemir Pereira dos Santos Figurino Olinda Wanderley Pintura Corporal Ibirapema onça em São Paulo Louise Helene Schlemm Ibirapema pintura indígena cenas da pintura e sacrifício ritual Kaiminuã Braz Ribeiro Ibirapema pintura indígena cenas antropofagia no moquém Katiry Tupinambá Ibirapema onça na Bahia Samira Santana Santos Pesquisa Olinda Wanderley Horrana de Kássia Santoz Samuel Wanderley Curadoria de Pesquisa e Ação Transdisciplinar Horrana de Kássia Santoz Produção Executiva Olinda Muniz Silva Wanderley Trilha Sonora (Musical, efeitos e ambiente) Samuel Wanderley Olinda Wanderley Uma Produção de Olinda Muniz Silva Wanderley 2022


Produção Yawar – Olinda Muniz Wanderley / Direção Olinda Wanderley / 2022 / Ficção – Fantasia. Brasil. 00:50:20. / Povos Indígenas / Tupinambá / Espiritualidade / Territorialidade / Arte / Modernismo
Direitos Autorais e Patrimoniais Reservados CPB emitido pela ANCINE Produtora: Olinda Muniz Silva Wanderley Diretora: Olinda Muniz Silva Wanderley Detentora de cotas patrimoniais: Olinda Muniz Silva Wanderley; 100% de direitos